Projeto Rio Charme

Fachada do Espaço Cultural Rio Charme

Fachada do Espaço Cultural Rio Charme

Conhecido por ser um centro de concentração popular, o Viaduto é um dos responsáveis por espalhar a cultura afro-descendente no Estado do Rio. O projeto passou a ser reconhecido pelo Governo do Estado como um instrumento essencial a cultura do bairro, juntamente com o jongo e as escolas de samba.

Em 1995 o projeto muda de nome, deixando de ser “Projeto Charme na Rua” passando para “Projeto Rio Charme”. Então, em 2010, em comemoração aos 15 anos de existência, é desenvolvido o “Prêmio Halley” que visa premiar aqueles que fazem parte do cotidiano do baile e que somaram com o crescimento da Black Music.

Os contemplados na premiação do primeiro “Prêmio Halley”, foram:

Jeffinho – Dançarino da Cia. de dança de Débora Cocker, freqüentador assíduo e dançarino do baile desde sua inauguração.
Daddy Kall – Cantor e DJ. Freqüentador do baile desde os tempos do grupo You Can Dance (do qual era integrante).
Rose – Freqüentadora assídua do baile desde o início. Engravidou e mesmo assim não abandonou sua prazerosa rotina dos fins de semana. Hoje, com sua filha atingindo a maioridade, ambas desfrutam do mesmo espaço.
DJ TR – Ex-coordenador da extinta ATCON (Assoc. “Hip-hop” Atitude Consciente). Costumava reunir-se com os membros da entidade nos finais de semana no baile divulgando desta forma toda a cena do hip-hop local.
Júlio Medeiros – Fã do baile desde o início, resolveu criar a família virtual do Rio Charme, mantendo uma comunidade no orkut.
DJ Corello – Um dos precursores do R&B e popularizador da expressão “charme” nos bailes Black cariocas nos anos 80 e 90.
Fernandinho DJ – Ao lado do DJ Corello, se tornou divulgador do charme em todo o estado. Foi inclusive o primeiro DJ a levar o ritmo para uma das mais populares rádios AM dos anos 80: a Mundial.
Grupo DR Intro (ex-Irmãos de Sangue) – Grupo de dançarinos que animava a pista do viaduto desde o início.
Jéssica Sodré – Hoje atriz global, nunca deixou de comparecer ao baile durante os fins de semana.

Happin Hood, um dos grandes artistas que já se apresentou no palco do Viaduto.

Happin Hood, um dos grandes artistas que já se apresentou no palco do Viaduto.

Além de eventos semanais e premiações, o espaço já recebeu diversas atrações internacionais e nacionais: Chingy, Montell Jordan, Darrius, Rah Digga, Negra Li, Quelynah, Nina Black, Sampa Crew, Dughettu, Sandra de Sá, Racionais MCs e muitos outros. Oferece também oportunidades para novos talentos musicais voltados para Black Music e Hip-Hop e muito bem frequentado por nomes do meio artístico. Responsável por uma grande festa anual do “Dia da Consciência Negra” e constantemente realizando eventos sociais.

Links Externos:
Facebook Viaduto de Madureira
Facebook FEBARJ

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s