Conheça um pouco sobre uma das maiores paixões dos brasileiros!

Sua origem no Rio de Janeiro se deu no período colonial por meio do entrudo, costume de se brincar no período do carnaval denominado pelos portugueses. Os entrudos podiam ser encontrados nas ruas e nas casas burguesas.

Sob grande influência francesa, a folia do Rio de Janeiro se baseava nos moldes parisienses dos bailes de máscaras. O famoso baile do Teatro São Januário promovido por Clara Delmastro em 1846, marcou o início dos bailes públicos.

O deslocamento para os bailes em carruagens abertas chamava atenção da burguesia, que aproveitava este momento para exibir sua riqueza e status. O sucesso desse evento auxiliou para o surgimento de muitas sociedades carnavalescas que, por sua vez, ocuparam um grande espaço no carnaval da cidade.

Representação dos Entrudos

Representação dos Entrudos

Com a relativa liberalidade, grupos negros de Congadas introduziram a festa popular para as ruas, como forma de apresentação de seus costumes. O resultado dessa mistura originou uma variedade de grupos, tendo como consequência o surgimento de uma identidade própria ao carnaval carioca.

A festa carnavalesca e o novo ritmo de base negra recém surgida, o samba, deram uma nova roupagem à cultura brasileira. Com apresentações “no asfalto”, distante dos guetos, foram criadas as escolas de samba.

O carnaval de rua carioca começa já em dezembro, quando as escolas de samba da cidade passam a realizar os chamados “ensaios técnicos” nas ruas e no Sambódromo.

Admiradores e turistas de muitos países lotam a cidade impulsionando ainda mais o comércio e turismo. Uma verdadeira festa popular cresce e, cada vez mais, ocupa seu lugar como indispensável na cultura brasileira.

O G.R.E.S Unidos de Vila Isabel, ocupa um generoso espaço como destaque de uma das dezenas de escolas de samba do Rio de Janeiro.

Mestre-Sala e Porta-Bandeira da Vila.

Mestre-Sala e Porta-Bandeira da Vila.


>> Acompanhe tudo sobre a Vila e saiba como fazer parte dessa festa!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s